Abas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Desde não sei quando que tenho mãos grandes, dedos compridos e unhas curtas.

“Homem prefere mãos pequenas’’

“Homens preferem mãos delicadas’’

Mas meu pai sempre gostou das minhas mãos, até mesmo na hora que me mandava estender uma de cada vez pra levar umas palmadas.

Ele é homem.

Sempre me diz que puxei a ele nesse quesito, mãos fortes de quem trabalha, de quem produz.

E sim, eu quero produzir! Nem que pra isso eu tenha que "rancar" as unhas!

Tem outro querido que gosta das minhas mãos como são. Um cara bronzeado, com braços compridos e corpinho, literalmente, violão. Talvez até seja ele o canalha culpado por tudo isso, estiquei muito os dedos para lhe satisfazer, mas eu sempre o amei, e queria lhe fazer falar! Graças a minha persistência hoje ele fala pelos cotovelos, erra às vezes na pronuncia, mas não deixa de dizer o que pensa! Já falei pra ele que, nós dois iremos envelhecer, e nunca vou deixar o cupim chegar nele. Mas certamente, meus dedos irão calejar, minha pele há de ficar fina e sensível, minhas articulações podem até teimar, e consequentemente ele pode passar a falar um pouco menos, mas tive que prometer que meus dedos não diminuirão, promessa é divida, rei.

Júlia Carvalho

23 comentários:

  1. Que bom saber que em minha cidade querida, tem uma jovenzinha tão bem articulada com as palavras e ideias. Isso denota uma pessoa que possui um discurso qualificado e muito bem construído, qualidades de todo bom e grande líder.
    O meio talvez tenha te influenciado e por isso se tornou assim,
    agradeça, o destino ou sorte te escolheu. Mas tenha agora a sensatez de permeiar esse seu talento nos mais diversos espaços. Seja estimuladora e incentivadora de novos talentos como o seu. Seja ativista da propagação da leitura e da escrita no seu círculo e fora dele. Assim teremos uma Riachão com cidadãos mais críticos, mais pensantes, mais falantes de um discursso qualificado e mais sensíveis.
    Parabéns Júlia.
    Adorei seu modo de escrita.
    Uma menina moça pensante, és tu.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suei com esse comentário! Muito, mas muito obrigada mesmo pelo estimulo, anonimo!

      Excluir
    2. Por nada. Mérito seu, minha cara Júlia. Tomara que o estímulo tenha te acertado e te inspirado.

      E o suor? Espero não ter causado efeitos físicos deletérios com o tal comentário, não era essa minha intenção. Mas adolescente é assim mesmo, a todo instante transpira, a culpa é dos hormônios em alta, ou não. rs

      Abç

      Excluir
    3. Talvez seja, rs. Comentários anônimos me causam adrenalina, rs! Ah, o estímulo me acertou em cheio! Nada como alguém que escreve tão bem (deu pra ver, rs) tirando alguns minutos do seu tempo pra ler nossas produções!

      Excluir
    4. Adrenalina até que contrai alguns músculos, mas em compensação relaxa outros, então não foi de todo ruim ter lido o comentário "anônimo."

      Tô esperando os frutos do acerto do estímulo do fascínio da escrita, rs!

      Dizer q eu escrevo bem fica por sua conta, mas não tirei minutos do meu tempo não, o que fiz foi acrescentar na minha corrida vida, na qual me fogem os momentos de lazer/para o lazer, um espaço para esta atividade tão prazerosa: ler um blog tão jovem e tão rico e tão leve e tão bem construído por uma, creio eu, jacuipense, de um talento peculiar, dada a sua juventude e contexto geográfico, que para alguns bobos, se configura limitador de sucesso e expressividade.


      Essa leitura que faço das linhas do seu blog me traz um retorno positivo, estimulador para as minhas pretensões em relação aos jovens; você reafirma meu discursso e minhas defesas de
      pensamentos no que tange a força que o os "novinhos" tem para modficar e fazer crescer seu meio e quizá o mundão de ´nois todos'.

      É isso Júlia, sempre acabo me estendendo além do meu pretendido, mas eu realmente fico encantada;
      meus olhos brilham quando encontro uma criança ou uma pequena jovem engajados/envolvidos com alguma coisa, construindo alguma coisa, acreditando e defendendo alguma coisa, isso para mim, configura um prenúncio de futuros grandes líderes, ou grandes idealizadores, ou grandes sábios, ou qualquer coisa que venha a enriqquecer a nação, a cultura, a formação politica do povo, enfim...

      se vc ficar me dando ousadia, não vou parar de prosear por aqui.

      Abç

      Excluir
    5. E meus olhos brilham quando leio comentarios tão bem pontuados e articulados, rs. E pode prosear o quanto quiser, sempre dou ousadia a comentarios construtivos, por mais que anônimos. Alguns a gente gosta tanto que ler até decorar, rs!
      Já tentei imaginar que poderá estar ai, mas encaro como alguem que não conheço pessoalmente, estou certa?

      Excluir
    6. Obrigada pelos elogios.

      "Alguns a gente gosta tanto que ler até decorar"; isso é engraçado, cômico, sei lá; me fez soltar gargalhadas gostosas, ainda que não tivesse se referindo aos meus comentários, idealizei a cena do "ser humano", eu,você ou o vizinho ao lado, encantado e feliz com o que alguém escreveu sobre ele ou sobre sua escrita e mais, tentando decorar aquilo, é uma cena romântica e engraçada, me traz a mente um tipo de "alegria pura", que enriquece e fortifica a alma.
      Tipo quando a gente decora poemas lindos de poetas também lindos. Isso é bonito! E o melhor que ainda carrega a vantagem de exercitamos a nossa memória!rsrs

      Quanto a quem está por aqui te escrevendo: posso dizer que talvez você me conheça ou não; já tenha me visto ou não; não importa.

      O que vale é que tem alguem que admira seu modo de escrever e acredita muito na sua pontencialidade como transformadora social através da sua arte e, ainda pouco conhecida por mim, personalidade.

      Sucesso e humildade sempre!

      Excluir
    7. Nossa, então você iria rir muito me vendo ler. Sou daquelas que rir de tudo e de nada! Na verdade sou péssima de decorar, mas se me perguntarem o que exatamente tem escrito nessas 19 linhas... é, eu não vou lembrar, mas vou saber claramente a mensagem mesmo expressando com outras palavras.
      Você está certíssima, perderia até o encanto saber de quem vem toda essa energia, rs! Mas é realmente impossível resistir a curiosidade, inclusive quando o comentário passa de 5 linhas! No mais, espero que continue acompanhando o blog, é muito bom ter pessoas assim como seguidores. Gostaria muito de ler coisas que você escreve, acredito que sejam de qualidade!
      Abraço!

      Excluir
  2. Aaah, qt a este diálogo com as mãos, achei bem engraçado e me intrigou pelo fato da minha quase parecida situação. "Pior" que vc meus dedos são um tantinho tortos, fruto dos meus estalos incontroláveis em tempos passados. Parei de estalar, mas o dedo não desentortou, doce ilusão.

    Mas o melhor de tudo é que descobri que homem também gosta de mãos que não são delicadas, Ufa! rs

    A delicadeza das mãos está no ato que elas produzem, prefiro pensar assim.

    Abç e realmente espero que seus dedos não diminuam e que façam crescer mais e mais suas produções artísticas-escritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estalos? Aí outro motivo! Vicia, não? Rs. Valeu o comentário!
      ps: prometo a você, assim como prometi a meu violão, que eles não diminuirão!

      Excluir
    2. Vicia. Mas dá para desviciar tb, essa é a parte boa. Eu consegui me desviciar. Mas confesso que vez outra me dou conta que um dedo tá apertando o outro por puro prazer sonoro ou sei lá o quê.

      Que a promessa se cumpra, Amém! rs

      PS: inveja boa acá, da sua relação com o cara bronzeado. A sua persistência em fazê-lo falar contou muito tb, mas uma dez doses de "DOM" confere o tempero principal dessa relação satisfatória, penso eu. Não consegui nem sequer 1(uma)dose de "DOM", rs. Mas sigo alongando meus dedos com a escrita, e "bolando" uma fórmula para tornar disponível o tal do "DOM" e eu poder adquiri-lo,rs.
      IXI, prosei demais.

      Abç Júlia.

      Excluir
    3. Rs, creio que cada um tem uma habilidade! Mas essa coisa de dom não vale de nada se não persistimos em melhorar cada vez mais! Curiosa pra saber quem é esse sujeito(a) de dedinhos tortos! Abraço anonimo!

      Excluir
    4. consolada agora, por não ter o dom de me relacionar com o cara bronzeado.. rs

      Por favor não fica curiosa não, isso pode te causar ansiedade e esta não é boa, tem
      consequencias ruins p o corpo, quero isso p vc jovenzinha, isso não é legal.

      promete q não vai ficar ansiosa?

      eu só sou um andarilho, que admiro o
      que é bom e planeja coisas com o q é bom.

      O povo diz q sou gente boa, vá saber... o povo q diz.

      mas eu axo q tb axo q sou gente boa.
      a gente tem que assumir nossas
      qualidades, e tb defeitos. Depois te digo um meu.

      Abç e não fica ansiosa viu?

      Excluir
    5. Realmente não sou muito fã de modestia, assim como não sou da hipocrisia. Feliz o que conhece seus defeitos e assumem suas qualidades, rsrs. Não ficarei ansiosa, prometo. Mas curiosa é mesmo inevitavel!

      Excluir
    6. Isso garota: opinião assumida, postura estabelecida, uma líder em formação e um "espectador" contente que sente satisfação por saber que a "sementinha jovenzinha" germina com raízes bem implantadas, firmes e, assim espera o espectador, cheia de poros de absorção da pluralidade do mundão que não se vê, mas que se sente.

      Oxalá que esse seu "não fanatismo" da hipocrisia perdure para todo o sempre, pois o que não falta são pedras e armadilhas- daquelas bem cretinas- no caminho para te corromper, te quebrar e te fazer uma errante moral.(o sistema, às vezes ou sempre[p algumas criaturas], te coloca encurralada, vendada, e vc de repente, num lindo dia de sol ou numa linda noite de lua ou num estalo de dedos de um visitante de blog anônimo -rs- se dá conta que está compactuando com toda a imoralidade comumente tecida no seu país, e se espanta por tudo aquilo parecer consensual para todo o resto e por ter sido um dia por vc). Saca?

      Buuuuut, a gente anda e qualidades se sobressaem e são assumidas e pacientemente as utilizamos para remodelar, ajustar, sintonizar, subverter e enquadrar o que não tá de acordo à nossa frente.

      Bom saber que não ficará ansiosa.

      E quanto a curiosidade ela sempre será saudável, digo a curiosidade do mundo, não aqula da vida alheia, do vizinho que bisbilhota e daquela velha tia que indaga, rs.

      Saiba apenas que sou do bem, não a "Boa Samaritana", esse título eu dispenso, mas do bem natural.

      PS: "Feliz o que conhece seus defeitos..." (Júlia, 2012) /mas, convenhamos, infeliz daquele que tem que conviver com o defeito do outro, rs [piadinha]

      Abç, Júlia.


      e infeliz daqueles que convivem com os

      Excluir
    7. Oi Wileyde! Bom te chamar pelo nome, rs!

      Realmente, as vezes, temos comportamentos, mesmo que inconscientemente, que abominamos , alias nem tudo que é ruim é evitável pelo simples fato de reconhecermos seu mal. Viver não é tão facil, rs ( quiii, é facin ;D). E acho que está justamente em reconhecer esses indícios de alienação a grande qualidade que é reconhecer nossos próprios erros ( isso deve ser redundante).
      Tudo isso me lembrou uma frase que postei no face á algum tempo: ''não me diga que você não liga para o que os outros pensam, eu não acredito''. Ganhei alguns ''curti's'' (o/) e levantei essa questão pra mim mesma. Lembrei que á algum tempo atras procurava muito transparecer que não ligava pro que os outros pensavam de mim, mas se eu já buscava transparecer isso, é sinal que eu ligava pro que os outros pensavam, não? Coisa de adolescente metido a diferente, rsrs.
      Mas é assim, vivendo, olhando pra trás e aprendendo com nossas próprias bobagens!

      Excluir
    8. Oi Júlia, enfim o fim do meu anonimato.
      Amo suspense e adoro "usá-lo" convenientemente quando posso, sem maldade, só para descontrair.
      Mas como "todo carnaval tem seu fim", como diria ou cantaria "los hermanos", eis q eu dei o ar da minha identidade. rs

      Encontrei seu blog através de um outro. E o q me chamou a atenção foi o nome do blog Modo aleatorio/Random. Lembrei das minhas primeiras experiências acadêmicas, bem confusas, com o tal do ECR (Estudo Clínico Randomizado). Nos primeiros anos da faculdade, eu, uma caloura nervosa, tinha que fazer uma apresentação mais ampla, alé da sala de aula, para um público maior do q o d costume,( sufoco puro p quem tinha, na época, tensão enorme de falar em publico) e tudo por causa do tal do "randomizado".
      Tive que aprender a fundo (na marra) sobre o tal do estudo randomizado para não fazer feio e não furar com a atal apresentação.Ninguém da plateia me questionou sobre o tal, mas lembro que tava com tudo na ponta da língua,caso alguém me indagasse sobre o tal modo aleatorio. daí isso meio que me marcou e qd vi o nome do seu blog, por sinal muito criativo, lembrei do ECR e bateu aquela curiosidade.
      Fucei e gostei.

      Lembrei de vc pela imagem.
      Te vi pequenina, vc foi colega de uma prima-irmã minha(Larissa Carneiro) e seu pai foi meu professor de Artes na minha saudosa 4ª série. As melhores aulas da minha 4ª série eram as dele, nos dias de sexta, rs, eu adorava, inclusive eu só conheço tinta nanquim e papel Vergê por causa dele, rs, um grande artista, seu pai; pode "bater nos petchos cheia de orgulho dele"., rs

      Daí li seus escritos, gostei, fiquei orgulhosa da minha terrinha ter um jovenzinha sabida, tu me deu ousadia, e eu acabei me adentrando por acá! rs

      Espero que me desculpe por está usando seu presente blog, neste presente comentário, para falar de algumas das minhas andanças, não farei mais, juro.
      Foco!

      Abçs

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. o post q t mandei antes tu recusa,se quiser, p não poluir tanto o blog.
      Pd ficar à vontade.
      mandei mesmo só p esclarecer o anonimato e outras ocorrências. rs
      Afinal o foco é o blog Random! rs

      e esse tb recusado, claro, rs

      Wileyde Queiroz

      Abç

      Excluir
  3. Muito bom Júlia!!
    Adorei sua forma de se expressar! Muito inteligente e original...bem como você!
    Parabéns!

    ResponderExcluir